A importância da interiorização

Por: Samuel Koch | Data: 18/09/2014 11:01:00

Por Samuel Koch*

O turismo é um elemento importante da vida social e econômica da comunidade. Considerada uma das atividades mais expressivas na economia mundial, é a maior prestadora de serviços no mundo e um grande gerador de empregos, de renda e de divisas.

Para se ter uma ideia, em 2013, o setor turístico movimentou 600 mil empregos diretos em Santa Catarina e totalizou 12,5% do PIB do Estado, graças às belezas naturais e ao crescente turismo de eventos, protagonista no combate contra a sazonalidade da baixa temporada. No total, o número de visitantes alcançou seis milhões/ano nas quatro estações em todo o Estado.

Isso é resultado de muito trabalho. A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, por exemplo, vem investindo forte na promoção do Estado nas demais regiões brasileiras. Com certeza todo governo tem que ser indutor do progresso, mas as entidades têm que fazer a sua parte. Atenta a essa necessidade, a ABIH-SC está colocando em prática seu primeiro projeto de interiorização, que se chama ABIH-SC Road Show.

Realizaremos um evento em cada uma das 10 regiões turísticas de Santa Catarina, com o objetivo de descentralizar a entidade e aproximar o setor hoteleiro. O projeto busca capacitar os meios de hospedagem, levantar as dificuldades do turismo local e posicionar melhor as potencialidades de cada região.

A primeira cidade a receber o ABIH-SC Road Show foi Fraiburgo, no destino turístico Vale do Contestado. O evento foi realizado no dia 11 de setembro, no Hotel Renar. E nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, é a vez da Serra Catarinense, com o 2º ABIH-SC Road Show, em São Joaquim. As próximas regiões serão contempladas a partir do ano que vem.

Com esses eventos, nós pretendemos aproximar o setor hoteleiro e, principalmente, promover oficinas de capacitação, instigando o trade turístico local a elaborar um Calendário Integrado de Turismo. Assim, alcançaremos nosso objetivo que é fomentar o turismo catarinense, auxiliando na promoção dos destinos turísticos.

*Samuel Koch – Diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina – ABIH-SC

Deixe seu comentário

Comentários