Amnésia Gastrológica

Por: Fernando Mansur | Data: 03/03/2015 14:06:00

Com o massacrante, e enfadonho, espaço aberto a tantas bobagens culinárias na TV, e outros veículos e plataformas, os modismos e experimentações alopradas na cozinha, parece que empurram as tradicionais culinárias num buraco negro.

Parece que o Risoto Al dente anda vencendo a nossa farinha de mó. Afora reduções e outros salamaleques desarmonizados em cartas de vinhos impagáveis. E haja bolso! Nosso litoral tem vocação para o turismo, mas não oferece em grande escala, a verdadeira culinária dos ranchos. Existem boas e saborosas exceções, como o exemplar Vadinho, no Pântano do Sul, Ilha de Santa Catarina. Só oferece pescados e frutos do mar do dia. Tainha congelada? Nem pensar. Já no Mercado Público...

Já bistrôs e restaurantes de chefs autoproclamados, premiados, ou não, estão todos fadados a um período difícil. Custos altíssimos para manter uma mínima brigada, ainda que mão de obra seja a máxima de quem empreende por este segmento. Inexiste. Fora as criativas e desconstruídas criações, ditas, com gêneros locais. Como se isto bastasse para se compor uma boa e honesta refeição. Turista espera tipicidade. Ou então, dá-lhes fast food. Não acredito em premiações. Creio, e me satisfaço com resultado, e satisfação.

Com as recentes majorações impostas pelo governo, vai ficar mais apertado sair de casa. Sentiremos falta daquela antiga especialidade, bem preparada, bem servida, e que nos fará voltar no tempo. E sem ficar com a mão no bolso, com medo da conta, ou de uma má digestão.

Quem viver, comerá.

 

 

Fernando Mansur de Aguiar é jornalista multimídia. Desenvolve e apresenta programas de TV focando a enogastromonia, os destilados, a história e cultura de povos. O programa Momento Temperado exibiu personalidades destes segmentos, matérias nacionais e internacionais. Seu novo projeto, a série Expedições de Sabor pelo mundo, foi gravada integralmente na Europa e no Oriente Médio. A produção está sendo finalizada para breve exibição. Site e livro fotográfico serão lançados simultaneamente. Fernando é carioca e habita em Florianópolis há mais de 30 anos.

Deixe seu comentário

Comentários