O turismo é a aposta do futuro

Por: Tuffi Mischereff Neto | Data: 29/06/2018 15:17:00

Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esportes Tuffi Mischreff Neto (Foto: Arquivo)

 

 

Os números não mentem. Segundo dados do IBGE o segmento do turismo cresce acima da média nacional em Santa Catarina. Em abril crescemos 10,5% em relação ao mesmo mês do ano passado, e de janeiro a abril deste ano avançamos 4,8% comparando com 2017. Isto sinaliza que o Governo do Estado precisa continuar investindo no turismo como o propulsor da retomada do desenvolvimento econômico, gerando empregos e renda para os catarinenses.

É nesta direção que estamos à frente da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte desde abril deste ano, trabalhando muito para retirar os entraves que dificultam o desenvolvimento do setor e traçando o perfil do turista que vem ao nosso Estado. Para alavancar este desenvolvimento diversas ações estão sendo realizadas, e temos como exemplo: o projeto para a implementação do programa Bandeira Azul em, pelo menos, mais seis cidades catarinenses; a continuidade das obras da SC-114, rota conhecida como Caminhos da Neve; aceleração das obras do Centro de Eventos de Balneário Camboriú.

Estamos alinhados com o Plano Nacional do Turismo (PNT), que estabelece um conjunto de metas para o setor nos próximos quatros anos, e prevê a criação de 2 milhões de postos de trabalho no segmento. Recentemente o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, lançou o Prodetur+Turismo em SC - com expectativa de R$ 500 milhões para investimentos como: infraestrutura turística, saneamento básico, renovação de frota e softwares.

Precisamos desatar os nós legais que impedem investimentos privados, capacitar os gestores municipais para buscar parcerias, aumentar investimentos no orçamento público que permitam fortalecer a Secretaria e suas políticas públicas, valorizando servidores e a estrutura funcional, e principalmente, motivar a sociedade a acreditar no potencial do segmento.

Os números não mentem, o turismo é a aposta do futuro, e vamos continuar contribuindo para a construção de um ambiente econômico cada vez mais favorável para o desenvolvimento da atividade turística em Santa Catarina.

Deixe seu comentário

Comentários