Turismo Criativo e Co-criação para Destinos. Caminhos baratos e fáceis de usar. Só não faz que é mimimi!

Por: Eduardo Mielke | Data: 14/11/2017 10:10:00

 

Simples assim!!! A criatividade é a grande válvula de escape para toda e qualquer iniciativa de Desenvolvimento Turístico.

Ela surge em função de três movimentos: A) Por excesso de turistas; B) Verbas cada vez mais limitadas para  propaganda; e C) Ofertas que brotam, não por acaso, no seu celular. E como consequência, é preciso diminuir a pressão do impacto, porém "sin perder la" a qualidade percebida e ainda por cima, a geração de emprego e renda local. Em outras palavras, sem perder a competitividade da oferta e demanda...ao mesmo tempo!!!

Se você que é Secretário e me lê, fique tranquilo. Todas as questões podem ser resolvidas antes que chegue a extremos...Mas para isso, você também irá precisar ser criativo, inclusive até para pedir ajuda... O mais importante, é que você entenda o porquê, para não ficar no mimimi!!!

Então...vamos lá...

Criatividade é o grande valor agregado do Turismo hoje. Criatividade inspira. Criatividade nos motiva e nos tira do comum. Criatividade possibilita sentir-se novamente único no meio de muitos...Criatividade possibilita valorizar a cultura local, sem fake ou estereótipos. Incluíndo centenárias e únicas tradições aos olhares daqueles que darão mais atenção e  valor, pelo novo e pelo inesperado.

Veja, viajar, mais do que nunca, é a busca pela experiência, que passou a ser entendida como (con)vivência. Como por exemplo, poder  frequentar um curso de gastronomia, música ou artesanato local, onde você irá encontrar a inspiração que precisa para fazer algo diferente, e que só tem ali. Aliás, você sabe quantas possibilidades como esta, estão disponíveis ESTA SEMANA ao seu visitante? E eles sabem como fazer para participar?

Viajar é a possibilidade de estar presente à pequenos eventos em nichos específicos, interagindo e aprendendo com o know-how singular do local. É a  oportunidade de frequentar os bairros, bares e restaurantes que estão fora do circuito turístico tradicional. Sabe aqueles mesmos que você frequenta!! Você já pensou em quantos lugares assim, tem na sua Cidade mesmo???

Criatividade possibilita sentir-se novamente único no meio de muitos...ao mesmo tempo que fará dos seus Cidadãos e sua Cidade únicos no meio de muitos. Pense nisso.

Perceba, a competitividade da sua Cidade faz a partir de um processo construtivo de co-criação, tendo por base as informações tanto da oferta local (não só turística), quanto da demanda, via seus rastros.  Tecnicamente, a gestão da criatividade significa saber mapear as informações tanto acerca das possibilidades, como também sobre o que está sendo postado nas mídias sociais, lê-se comportamento do consumidor.  É saber planejar em pequena escala, mas em várias frentes e parceiros ao longo do ano. Identifica-las, concatena-las e com um mínimo de coesão ao longo do ano todo. Este é o seu grande desafio Secretário!! Entende agora do porquê do Cooperar para Competir? Do porquê do SIMTUR? Não dá mais para governar sozinho...

 

• Eduardo Mielke é Doutor em Turismo e auxilia Governos na busca por  processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. 

Deixe seu comentário

Comentários