A comida alemã na mesa dos restaurantes de Pomerode

Por: Redação | Data: 28/09/2021 12:01:00

 

 

Numa viagem, uma excelente maneira de conhecer a cultura de uma cidade é por meio da culinária, e em Pomerode isso é perfeito. São receitas tradicionais que vieram com seus imigrantes e predominam ainda nos dias atuais. 

Na Alemanha, carne de porco, repolho, batata e salsichas são predominantes nos pratos típicos, e, claro, regados a chope, além dos doces. Comer em Pomerode é também uma viagem de sabores. 

O turista encontra essas iguarias assim que chega a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode. 

O Eisbein é o joelho de porco que é servido de forma cozida ou assada. Quando assada, a carne, por dentro, fica macia e suculenta, e a pele, por fora, fica pururuca. 

Essa é uma das comidas mais conhecidas da Alemanha, e em Pomerode não é diferente. Outra receita alemã que faz muito sucesso é o marreco recheado. O recheio, feito com miúdos do marreco, apresenta um sabor suave em contraste com o gosto mais forte da carne, e esse é o motivo do sucesso. Para acompanhar, o repolho roxo é uma ótima opção. 

O chucrute é um acompanhamento indispensável para diversos pratos, mas com as salsichas – as vermelhas e as brancas – ele é servido com molhos, curry e mostarda. O chucrute também serve como aperitivo acompanhado de um chope. 

Sauerkraut é o repolho azedo feito, basicamente, em uma conserva de água, vinagre e sal, por isso, também é usado nos molhos dos cachorros-quentes feitos em regiões que cultivam as receitas trazidas por imigrantes.

O prato, ou o acompanhamento, caiu no gosto e é indispensável no cardápio da culinária alemã e, também, aqui nas receitas dos restaurantes de Pomerode. 

Com massa fermentada de pão e cobertura de farofa crocante, o streuselkuchen (ou cuca, como é conhecida por aqui) é tão popular na Alemanha quanto em Pomerode.

Entre os locais, brinca-se que um final de semana sem cuca em casa para degustar não é final de semana. Servida em festas, cafés da manhã e no tradicional café colonial das confeitarias, a receita que veio com os imigrantes ganhou o paladar de todos.

As coberturas são inúmeras para esse doce: banana, coco, nata, queijo e até linguiça! Aliás, a mistura do salgado com doce é uma característica da culinária alemã. 

streuselkuchen é um dos doces mais comuns nas confeitarias e em cafés da manhã dos hotéis da cidade. Definitivamente, é uma das coisas que você precisa experimentar em Pomerode.

Essas são algumas das estrelas da culinária alemã servidas em Pomerode, que vai além dessa degustação que te levará aos sabores da Alemanha.

 

Maiores informações: www.visitepomerode.com.br

Deixe seu comentário

Comentários