As praias de Bombinhas para todos os gostos

Por: Redação | Data: 10/10/2020 09:18:00

 

A cidade de Bombinhas, localizada no litoral norte de Santa Catarina é um destino obrigatório para aqueles que são apaixonados por praias. O munícipio é praticamente cercado pelo mar e mesmo sendo um dos menores municípios da região, detém o maior número de praias. Segundo a Secretaria de Turismo de Bombinhas, a cidade tem 39 praias, desde praias mais acessíveis, até aquelas onde o acesso se dá somente por trilhas ou pelo mar. Mas, afinal, quais são as praias de Bombinhas?

O grande diferencial da cidade é poder escolher entre visitar praias mais conhecidas e prestigiadas do município como Bombinhas, Bombas, Mariscal e Quatro Ilhas ou conhecer as mais paradisíacas como as praias localizadas no Parque Municipal Costeira de Zimbros e Parque Municipal do Morro do Macaco. O Portal TradeTur mostra detalhes sobre quais são as praias de Bombinhas.

 

As mais urbanas ficam na região central: Praia de Bombinhas, Bombas e do Ribeiro

Localizada logo no centro da cidade, a Praia de Bombinhas é uma das praias mais conhecidas e movimentadas do município. Com 1.227 metros de extensão de águas tranquilas e cristalinas, é a praia ideal para curtir com as crianças. Sua infraestrutura, com quiosques e estabelecimentos para aluguel de cadeiras, pranchas e caiaques é o diferencial para turistas que buscam segurança e conforto.

Uma das maiores praias do munícipio, com uma extensão territorial de 2.186 metros de comprimento, a Praia de Bombas é a primeira a ser vista quando chegamos na cidade através da entrada principal. Sua infraestrutura é o destaque, com calçadão para caminhada e passeio de bicicleta, iluminação noturna e uma grande variedade de comércios.

Logo no canto direito da Praia de Bombas, é possível acessar a Praia do Ribeiro, através de uma trilha pela Mata Atlântica. Com apenas 117 metros de extensão, suas águas tranquilas e transparentes são propícias para o mergulho.

Bombinhas é o nome de uma das praias de BombinhasFoto: Sectur Bombinhas/divulgação

 

Surfe e natureza na Praia de Quatro Ilhas

A Praia de Quatro Ilhas tem características de mar aberto e é uma das mais visitadas em Bombinhas. Tem 1016 metros de extensão e uma grande faixa de areia com restinga preservada. Suas ondas são ideias para prática de surfe e por isso tinha que integrar nossa lista de quais as praias de Bombinhas.

Ainda com foco no contato com a natureza em sua plenitude, estão as praias da Sepultura, Biguá e Cachalote. Se você está buscando uma praia calma e de águas cristalinas, ideal para prática de mergulho ou stand up, a Praia da Sepultura é a escolha perfeita para você. Com 94 metros de extensão, possuí uma rica diversidade de fauna e flora marinha, perfeita para amantes da natureza.

O acesso a Praia do Biguá e Praia do Cachalote é feito através de uma trilha localizada no lado direito da Praia da Sepultura, são mais ou menos 5 minutos de caminhada para encontrar a Praia do Biguá e mais 15 minutos até a Praia do Cachalote. São praias paradisíacas e pequenas, com no máximo 15 metros de extensão.

Praia da Sepultura na lista das praias de BombinhasFoto: Sectur Bombinhas/divulgação

Ainda não acabou: saiba quais as praias de Bombinhas

Também conhecida como Praia dos Ingleses, a Praia do Retiro dos Padres se encontra logo após a Praia da Sepultura, na Ponta da Sepultura. Com apenas 263 metros de comprimento, possui uma extensa vegetação de Mata Atlântica em seu entorno, o que possibilita um refúgio em meio às sombras para seus visitantes. Com águas cristalinas e infraestrutura de camping, restaurantes e cabanas se torna um excelente destino para conhecer e desfrutar.

Entre as praias de Bombinhas e Sepultura, fica localizada a Prainha e a Praia do Embrulho. Ambas são praias pequenas, com uma extensão territorial de 62 metros e 179 metros, respectivamente, que são divididas por um trapiche, grande diferencial do local.

Quais são as praias de Bombinhas: Retiro dos Padres

Foto: Sectur Bombinhas/divulgação

Situada logo após o Praia do Embrulho, a Praia da Lagoinha é uma das menores praias de Bombinhas, com apenas 21 metros de extensão territorial. É uma das praias mais visitadas pelos turistas, e é ideal para a prática de mergulho para aqueles que gostam de apreciar a fauna e flora marinha.

A Praia da Miséria, localizada entre as praias da Lagoinha e Sepultura, também é uma das menores praias do munícipio, com apenas 18 metros de extensão. Possuí uma curta faixa de areia, que somente é visível quando a maré está baixa.

Lista sobre quais as praias de Bombinhas só cresce. Vamos até a 15ª com Praia do Mariscal, Prainha do Mariscal e Caeté

As três praias são localizadas uma após a outra, e suas águas cristalinas apresentam uma paisagem de tirar o fôlego para os visitantes que atravessam o morro que liga os bairros do Centro e Mariscal. A praia do Mariscal é a maior das três, com 200 metros de extensão, seguido pela Prainha do Mariscal, com 150 metros. Já a Praia do Caeté, considerada uma praia deserta por seu acesso ser somente através de uma trilha, tem somente 30 metros de extensão.

Canto Grande tem dois lados

Canto Grande tem dois lados e integra a lista Foto: Sectur Bombinhas/divulgação

Situada após a Praia do Mariscal, a Praia do Canto Grande Mar de Fora é a maior praia do munícipio, com uma extensão territorial de 3831 metros. Banhada pelo mar aberto, possui infraestrutura turística, com salva-vidas, quiosques, diversos serviços de praia e hospedagens.

Sobre extensão, a Praia do Canto Grande Mar de Dentro é um pouco menor que a Praia do Canto Grande Mar de Fora, contando com cerca de 2180 metros de comprimento. Mas, se assemelha no quesito infraestrutura, com uma variedade de serviços para os turistas. É o destino ideal para quem procura uma praia com águas mais tranquilas para curtir com a família. A região é abrigada do mar aberto e a praia parece mais uma lagoinha.

Praias da Conceição e Tainha seguem entre os atrativos de Bombinhas

O acesso à praia da Conceição é feito a partir da Praia do Canto Grande Mar de Fora, com uma extensão de 452 metros, é cercada por morros. Apesar de ter ondas intensas e agitadas, as piscinas naturais formadas no seu costão direito são o destaque do lugar.

A Praia da Tainha, uma das mais procuradas da região, possuí 213 metros de extensão e é possível acessá-la através de uma trilha ou de carro, pelo morro no final da Praia da Conceição. O local é um refúgio de belezas naturais em meio à Mata Atlântica, ideal para contemplar a natureza.

Trilhas levam a praias menos frequentadas

A Trilha da Tainha, que se inicia no canto esquerdo da Praia do Canto Grande Mar de Dentro, é de fácil acesso e é muito utilizada para prática da pesca. Nesta trilha, é possível conhecer 5 praias: Buraco Quadrado, Cação, Porto da Vó, Praia D’Aguada e Praia da Figueira/Porto do Jorge.

Ali perto, e ideais para prática de esportes náuticos e com forte tradição pesqueira, as praias de Morrinhos e Zimbros compartilham a mesma faixa de areia. Possuem águas calmas, sem a presença de ondas. A Praia de Morrinhos possui 1390 metros de extensão territorial e a Praia de Zimbros 1100 metros.

Praias do Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros

Baía de Zimbros entre os destaques de BombinhasFoto: Sectur Bombinhas/divulgação

Quando se pergunta quais são as praias de Bombinhas, é impossível não comentar sobre o Parque Natural Costeira de Zimbros, nele é possível visitar diversas praias cercadas pela vegetação da Mata Atlântica. Praia do Cantinho de Zimbros é a praia que dá início a Trilha da Costeira de Zimbros e é uma das maiores da trilha, com 548 metros de extensão. Outras 10 praias estão localizadas nesta trilha. São elas: Praia do Basílio, Praia do Cardoso, Praia do Casqueiro, Praia da Lagoa, Praia do Lau/Hermínio, Praia do Mauri, Praia do Pasto, Praia da Santa, Praia Triste e Praia Vermelha.

Não perca a conta: encerraremos a lista com 39 nomes de praias em Bombinhas

A lista de quais as praias de Bombinhas está quase chegando ao fim. Para chegar até a Praia da Galheta, uma praia paradisíaca de 105 metros de extensão territorial, é preciso percorrer a Trilha da Galheta, situada dentro do Parque Municipal da Galheta.

Por fim há a Praia do Mucuco que fica situada na Ilha do Mucuco e seu acesso é feito somente por embarcação. É a menor praia do município, com apenas 11 metros de extensão.

Mariscal tem seu charme Foto: Sectur Bombinhas/divulgação

 

Deixe seu comentário

Comentários