Chuva afeta turismo no litoral de Santa Catarina

Por: Redação | Data: 12/01/2018 10:43:00

Rio do Brás extravasa novamente e polui o mar de Canasvieiras. (Foto: Cesar Goulart / Facebook)

 

A barreira que separa a foz do Rio do Brás da praia de Canasvieiras amanheceu rompida nesta sexta-feira (12). Com isso, a água do mar voltou a ficar com a coloração escura e cheiro forte nas imediações do Trapiche, de onde partem as Escunas que fazem os passeios turísticos. O drama, que parecia resolvido, voltou a preocupar veranistas e moradores do local. A forte enxurrada sobre o litoral catarinense atingiu em cheio Florianópolis, provocando estragos por toda a Ilha de Santa Catarina. Outras praias também sofrem com o extravasamento de rios e lagoas, com destaque para a Praia do Campeche, no Sul da Ilha. O resultado não pode ser outro: aumento dos pontos impróprios para banho, à ser confirmado pelo Relatório de Balneabilidade a ser divulgado pela Fundação do Meio Ambiente - FATMA, nos próximos dias. Prefeitura, Casan e demais órgãos governamentais trabalham para minimizar danos e rapidamente normalizar as condições da infraestrutura afetada e os serviços. 

A situação preocupa especialmente os turistas que lotam hotéis e pousadas nessa época do ano, sobretudo os estrangeiros. Maria Guevara, proveniente de Córdoba, Argentina, veraneia com a família em Canasvieiras e diz que "nada se pode fazer contra a força da natureza. Sentimos muito pelos danos causados ao povo dessa linda cidade. Estamos hospedados a quatro dias em um hotel da praia e, somente hoje, vimos a cor azul do céu em Florianópolis. Vamos procurar outra praia. A sorte é que a Ilha apresenta muitas opções maravilhosas", conclui. 

O mal tempo insistente já começa a preocupar hoteleiros e dirigentes de entidades do trade turístico. Check-out antecipados já acontecem em hotéis e pousadas de praia em Florianópolis e Balneário Camboriú. Para o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS-Fpolis), Estanislau Bresolin, "a situação preocupa, mas ainda não podemos creditar às chuvas baixas significativas", diz. 

O Sol, astro-rei e estrela principal do verão, é aguardado com ansiedade no litoral catarinense pois, "temos o incremento de diárias de balcão e esses dependem do bom tempo", confirma Bresolin. Em relação a possíveis cancelamentos de reservas, Bresolin mantém o otimismo, pois pacotes pré-pagos dificilmente são cancelados. "Como as reservas, em sua maioria, são provenientes de pacotes de agências, já vem fechado", conclui. 

 

 

Deixe seu comentário

Comentários