Guarda do Embaú celebra conquista do título de Reserva Mundial do Surf

Por: Redação | Data: 21/10/2019 09:49:00

Evento que marca a oficialização da conquista, inédita no Brasil, terá uma extensa programação entre os dias 25 e 27 de outubro

Praia da Guarda do Embaú é a única Reserva Mundial de Surf localizada no Brasil. (Foto: Drone/ Divulgação)

 

A Guarda do Embaú, praia localizada na divisa dos municípios de Palhoça e Paulo Lopes, está se preparando para receber visitantes do Brasil e do exterior nos dias 25, 26 e 27 de outubro, quando acontece a Celebração de Dedicação da 9ª Reserva Mundial de Surf (RMS), a primeira do Brasil. O evento, que vai “carimbar” oficialmente o título, é organizado pelo Comitê Gestor Local da RMS Guarda do Embaú e pela Save The Waves Coalition (STW).

Os organizadores prometem três dias de intensas atividades, com destaque para a I Conferência Pan-Americana das Ondas, que acontece no dia 25, a partir das 8h, quando são esperados em torno de 150 inscritos. Personalidades e instituições com experiências de sucesso na conservação das nossas tradições e história, riquezas naturais e no surfe contarão suas experiências durante a conferência. A inscrição é obrigatória e precisa ser confirmada no endereço mypassadvb.com.br; "custa" um quilo de alimento não perecível, a ser entregue no credenciamento (arroz, feijão, óleo, macarrão, leite em pó, leite longa vida e açúcar).


Entre os convidados que já confirmaram presença estão Nik Strong, diretor executivo da Save The Waves Coalition; Trent Hodges, diretor do Programa das Reservas Mundiais de Surf; Mauro F. de Figueiredo, diretor do Instituto Aprender Ecologia e coordenador do Grupo de Trabalho de elaboração do Programa Brasileiro das Reservas de Surf; Teco Padaratz, ex-surfista da elite mundial, bicampeão mundial de surfe (QS); Ricardo Bocão, criador da prancha quatro quilhas e do primeiro programa de surfe e comportamento jovem da TV brasileira; professor Marcos Bosquetti, coordenador do Grupo de Pesquisa Surf & Sustentabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e o ator Mateus Solano, embaixador no Brasil da Campanha “Mares Limpos”, da ONU.


No dia 26, à tarde, no Centrinho da Guarda, acontece o ponto alto do evento, com o descerramento da "placa oficial de dedicação” e um “passeio interpretativo” na Pedra do Urubu, Prainha e costão da Guarda. À noite, haverá show com a banda Dazaranha no Bombah Music, na entrada da Guarda, com venda de ingressos.


O domingo (27) promete ser bem movimentado, com apresentação, pela manhã, de surfistas convidados e celebração com círculo no mar; desafio de canoa e de tarrafa no Rio da Madre; atividade com os alunos da Escola de Natação, Surf e Preservação, do Professor Madeira; bateria da Escola de Samba Nação Guarani, de Palhoça, com participação especial dos bonecos do poeta e carnavalesco EdBoll; e atrações musicais com bandas e artistas locais.


À noite, para encerrar a Celebração Oficial de Dedicação da Nona Reserva Mundial de Surf, acontece o “tour” Festival de Filmes Save The Waves, lançado em julho deste ano e que desembarca no Brasil com o objetivo de educar e inspirar o público a proteger suas costas e oceanos. Tanto para as atividades ao ar livre quanto para o “tour de filmes” não há necessidade de inscrição.


Preocupada com o meio ambiente, a organização do evento busca alcançar a certificação do “Programa Ecoeficiência Lixo Zero”, com ações de diminuição do uso do plástico e produtos que possam trazer prejuízo ao meio ambiente. Além disso, estão previstos estandes para entidades civis e órgãos governamentais com ideias sustentáveis durante a I Conferência Pan-Americana das Ondas.  Nos estandes, já estão confirmados: a Associação Pró-Crep, da Pinheira; a Ong Ecosurf; o Instituto Aprender Ecologia; representantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; Monitoramento Mirim Costeiro; Made in Guarda Ecological Trend e Beach Supply Co.

 

 

Deixe seu comentário

Comentários