Oktoberfest é modelo para alavancar a economia pelo turismo, diz ministro

Por: Redação | Data: 08/10/2018 10:45:00

A maior Oktoberfest realizada fora da Alemanha segue até o dia 21 de outubro, em Blumenau. (Foto: Divulgação)

 

A 35ª Oktoberfest de Blumenau lota os pavilhões do Parque Vila Germânica. Durante a abetura no Eisenbahn Biergarten, e que contou com a presença do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, a grande atração foi o ritual marcado pelo cortejo dos monges produtores de cerveja. Nos primeiros anos da Idade Média, os religiosos passavam longos períodos de jejum, quando não podiam ingerir nenhum tipo de alimento, apenas bebidas. É nesse contexto que as primeiras cervejas são criadas, para dar sensação de saciedade.

Com tochas e bandeiras, os monges retiram o caneco da Oktoberfest da “Krugplatz”, a Praça do Caneco, e levam ele até o palco, entregando nas mãos da rainha Karoline Gehrke. O caneco só voltará à sua praça no último dia da festa.

Depois disso aconteceu a sangria do primeiro barril de chope. O anfitrião da noite, prefeito Mário Hildebrandt, deu as boas-vindas ao publico.

“É uma alegria receber cada um de vocês na nossa bela Blumenau. É de fato um momento ímpar que temos a oportunidade de estarmos todos juntos”, exalta.

O palco de autoridades estava cheio. Vieram prestigiar a cerimônia o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, além de representantes do Governo do Estado, e de países como a Áustria, Alemanha, Uruguai, República Tcheca, Reino Unido, Paraguai e Itália.

O evento vai receber nos próximos dias cerca de 600 mil visitantes, quase o dobro da população local, de 348 mil pessoas.

Para o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, Blumenau deu uma lição de desenvolvimento e é exemplo ao Brasil. "Vejo um modelo que deu certo, uma prova de que o turismo é fundamental para sair da crise, criando milhares de empregos, gerando renda e arrecadação para que o poder público possa reverter esses recursos em programas de educação, saúde e segurança”, pontuou.

A 35ª Oktoberfest Blumenau segue até o dia 21 de outubro e é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. A cervejaria oficial desta edição da maior festa alemã das Américas é a Eisenbahn. A Transportadora Rodoviária Oficial é a Catarinense. Os patrocinadores da Oktoberfest Blumenau 2018 são Bradesco, Cielo, Elo, Unifique, Stuttgart Porsche, Heinz, Net, Claro, Nacional Gás e Koerich.

Deixe seu comentário

Comentários