SOL estima movimento de 400 mil turistas no feriadão

Por: Redação | Data: 13/10/2017 09:44:00

Oktoberfest de Blumenau é o carro-chefe das festas de Outubro em SC. (Foto: Júlio Cavalheiro / SECOM)

 

Dirigentes da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esportes estimam que pelo menos 400 mil pessoas curtirão as festas de outubro no feriadão que segue até domingo. No período, Santa Catarina estará com 12 das 14 festas previstas para este mês. A estimativa é feita com base nas projeções de entidades, prefeituras e outros órgãos ligados ao turismo e aos eventos.

“Esses números positivos são resultado do trabalho de divulgação realizado em todo os estado, no Brasil e até no exterior pelos promotores das festas e pelo governo. A procura está muito grande nos hotéis, restaurantes, pousadas e nos aeroportos”, observou o secretário Leonel Pavan.

Em Blumenau, cidade-sede da maior festa alemã das Américas, a expectativa é que 90% dos 4,2 mil leitos disponíveis na rede hoteleira fiquem ocupados, segundo levantamento feito na semana passada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau junto a associados. 

Em Balneário Camboriú, que oferece cerca de 23 mil leitos de hotéis e hospeda boa parte dos turistas que visitam as festas do Vale do Itajaí neste feriadão, a expectativa também é de uma ocupação na faixa de 90%, principalmente se o clima favorecer a vinda dos visitantes.

A volta da Marejada ao circuito das festas de outubro, após quatro anos sendo realizada em novembro, também incrementa o movimento turístico na região. A expectativa da prefeitura era chegar aos 100 mil visitantes até o final do evento, no dia 15, mas somente até o primeiro final de semana a Marejada recebeu mais de 64 mil visitantes.

Em Brusque, os pavilhões da 32ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), que também vai até o dia 15, ficaram lotados no primeiro final de semana. Somente na quinta-feira, 5, mais de 15 mil pessoas estiveram no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof. 

No aeroporto de Navegantes, o principal do Vale do Itajaí, estão previstos 64 voos extras, entre pousos e decolagens, no período de 6 a 28 de outubro. O pico das operações diárias ocorrerá nos dias 11 e 15. A expectativa é que estes voos extras incrementem o movimento em 6,5 mil passageiros, e juntamente com os atuais voos façam que a movimentação no mês de outubro ultrapasse a marca de 149 mil passageiros, tornando-se o mês de maior movimento do ano até o momento e o segundo melhor da história do terminal.

Em Florianópolis, a realização de um congresso nacional no Centro de Convenções repercutiu no bom público que passou pelos primeiros dois dias de Fenaostra, realizada no Mercado Público e Largo da Alfândega, no centro da cidade. De acordo com o superintendente de Turismo, Vinícius De Lucca, os primeiros números indicam que a transferência de local, aproximando o evento do pulmão cultural da cidade, foi uma medida acertada. Cerca de 9 mil dúzias de ostras, a estrela gastronômica da festa, foram comercializadas até o primeiro dia do feriadão por um público estimado em 10 mil pessoas até quinta-feira (12) e que deverá ser multiplicado até domingo, quando a 18ª edição da Fenaostra se encerra. 

Além dos eventos no Vale do Itajaí, neste feriadão Santa Catarina também estará sediando festas em Chapecó (Efapi), Itapiranga e Criciúma (ambas com Oktoberfest), Joinville (Bierville), Treze Tílias (Tirolerfest) e Forquilhinha (Heimatfest). E no final do mês, entre os dias 27 e 29, ainda tem a 27ª Oberlandfest, em Rio Negrinho, e a 24ª Festa de Produtos Coloniais, de São Martinho. A perspectiva para todo o mês é de as festas receberem em torno de 2 milhões de visitantes.  

Deixe seu comentário

Comentários