Título Beto Carrero de Excelência no Turismo premia destaques do turismo em quatro categorias e bate recorde de votação

Por: Redação | Data: 04/12/2018 14:27:00

Crédito: Saul Oliveira (ASCOM/SOL)

 

Os maiores destaques do turismo catarinense foram premiados com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo 2018. Foram 12 homenageados de diversas regiões do estado (acompanhe a lista abaixo). A cerimônia de entrega reuniu autoridades e convidados no Beto Carrero World, em Penha, na manhã desta terça-feira, 04.

Nos bastidores, as lideranças do setor ainda repercutiam e especulavam acerca das decisões do governador eleito, Comandante Moisés, em relação aos órgãos do Turismo. A extinção da SOL já era esperada por boa parte dos membros do Conselho Estadual do Turismo e dirigentes das demais entidades privadas do setor, ainda que omitida ao longo da campanha eleitoral. O alerta vermelho foi ativado nos últimos dias com a especulação em torno da extinção da própria Santur, o que não se confirmou. 

 

O Prêmio

A finalidade do título é homenagear e reconhecer as pessoas e instituições que tenham contribuído de forma relevante para a divulgação e o desenvolvimento da atividade turística catarinense. 

Em 2018 foi realizada uma alteração do prêmio, regulamentada pelo decreto nº 1.769/2018, que permitiu a descentralização do processo, ao oportunizar a efetiva integração das 12 Instâncias de Governança Regionais (IGRs) de Santa Catarina. O processo de seleção dos candidatos ao Título contou com as seguintes etapas: indicação pelas IGRs dos candidatos da respectiva região turística em cada categoria; escolha, pelo Conselho Estadual de Turismo (CET), de um indicado por categoria, por região turística, dentre os indicados pelas IGRs; e, finalmente, eleição, mediante voto popular, dos vencedores das quatro categorias, dentre os escolhidos pelo CET.

 

Como foi realizada a votação 

O CET escolheu, dentre os indicados pelas IGRs, por maioria dos votos dos membros, um candidato de cada categoria para cada uma das 12 regiões turísticas. A escolha dos candidatos se deu por votação secreta em um formulário online. O processo ficou aberto do dia 12 de novembro até o dia 03 de dezembro. O candidato mais votado em cada categoria foi agraciado com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo. Foram conferidas menções honrosas ao segundo e terceiro candidatos mais votados. 

Criada há 10 anos, esta edição do título bateu recorde: foram 15.488 votos registrados nas quatro categorias. A premiação deste ano sofreu alterações, como a inclusão de uma nova categoria, ampliando para quatro o número de homenageados. Foram premiados: uma personalidade; um município; um empreendimento e um evento de destaque no turismo catarinense.

Além disso, a forma de votação foi alterada e, de acordo com a SOL, buscando democratizar e descentralizar o processo de escolha dos homenageados, possibilitando a participação de todas as instâncias do turismo de Santa Catarina.

 

Autoridades destacam relevância

No que pode ter sido a última participação oficial de um secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esportes - a SOL será extinta pelo novo governo - o secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Tufi Michreff Neto, parabenizou os 12 premiados, que fazem o turismo de SC se destacar: Os ganhadores demonstram que estão na linha de frente do desenvolvimento econômico do Estado, afirma.

O secretário nacional de qualificação e promoção do turismo, Bob Santos, representou o Ministério do Turismo no evento e destacou a premiação como "um reconhecimento importante àquelas pessoas e instituições que realizam uma gestão no setor turístico com trabalho e esforço constantes".

O presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, destacou que o título é da personalidade João Batista Sérgio Murad, o Beto Carrero: "Ele foi uma pessoa única, como uma estrela, e por isso, o troféu, que inclui este símbolo, é uma forma de agradecer e reconhecer as pessoas que desenvolveram um trabalho verdadeiramente único para o turismo de Santa Catarina".

 

Acompanhe a lista dos vencedores:

Personalidade de destaque no turismo catarinense:

1º lugar - Eraldo Vieira, da região Caminho dos Canyons

2º - Gicele Lanser Correa, do Vale Europeu

3º - Margot Rosenbrock Libório, da Costa Verde e Mar

 

Município de destaque no turismo catarinense:

1º lugar - Pomerode 

2º - Quilombo 

3º - Balneário Camboriú

 

Empreendimento de destaque no turismo catarinense:

1º lugar - Ar Livre Ecoturismo, da região Caminhos da Fronteira 

2º - Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, do Vale Europeu

3º - Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, da região Caminho dos Príncipes

 

Evento de destaque no turismo catarinense:

1º lugar - Volvo Ocean Race - Itajaí Stopover

2º - Oktoberfest Blumenau

3º - Oktoberfest Itapiranga

Deixe seu comentário

Comentários