Tânia Brizolla fala sobre o Tour da Experiência na Costa Verde e Mar

Por: Redação | Data: 26/06/2018 11:33:00

Tânia Brizolla. (Foto: Divulgação)

 

Os 10 municípios da Costa Verde & Mar estão consagrados como um dos principais destinos turísticos brasileiros. A cada ano, o número de visitantes aumenta e a qualificação do mesmo, com isso, a oferta de serviços e adequação de atrativos. Uma alternativa para ampliar ainda mais este estímulo ao turismo regional é o Tour de Experiência que propõe aos visitantes a vivência do cotidiano dos moradores, as tradições e a cultura das áreas visitadas.

A proposta, desenvolvida pela parceria com do Sebrae SC e a Costa Verde & Mar, está em fase de sensibilização dos interessados. Empresas interessadas em participar estão convidadas para reunião gratuita de apresentação que será realizada na sexta-feira (29/6) das 9h às 12h no Auditório da Amfri, em Itajaí. A consultora de Turismo do Sebrae SC, Tânia Brizolla, apresenta mais informações sobre a iniciativa:

 

Tradetur - O turismo de experimentação tem ganhado o mundo, estas ações aos turistas de diferentes partes do planeta. O que esperar de algo deste gênero na Costa Verde & Mar

Tânia Brizolla: A Costa Verde & Mar vem se preparando para ser um Destino Inteligente, implantando ações de ponta em tecnologia e gestão compartilhada, base para ser um destino inovador. Com estas ações, se coloca à frente de demais destinos e desafia os empresários e os gestores públicos para sair da zona de conforto e buscar  sempre a renovação e a oferecer o que tem de melhor na região.

 

Tradetur - Quais são as etapas do processo? 

Tânia Brizolla: Neste momento estamos na apresentação dos conceitos para sensibilização dos empresários e gestores públicos. Será um projeto de seis meses que inicia com a seleção e preparação, reconhecimento da situação, diagnóstico e plano. Seguirá com a capacitação  e aplicação de conceitos, formação da rede de cooperação, organização de plano de mercado, e, por fim, o lançamento.

 

Tradetur - Quem poderá integrar o roteiro?

Tânia Brizolla: Empresários da gastronomia, hospedagem, atrações culturais, grupos de teatro, lojas de artesanato e produtos locais, equipamentos culturais, empreendimentos de ecoturismo, aventura, cultura e agentes receptivos que estejam dispostos a implantar em seus negócios o conceito de experiências.

 

Tradetur - E a quem será oferecido?

Tânia Brizolla: Será oferecido aos visitantes da Costa Verde & Mar como um diferencial. Também abrirá para um novo mercado consumidor que viaja em busca destas ofertas.

 

Tradetur - De que maneira este novo projeto deve incrementar o turismo da Costa Verde & Mar?

Tânia Brizolla: Trará novas experiências, oferecerá diferencial para o produto, ampliará a oferta e fortalecerá a relação do poder público com a iniciativa privada. Lembrando que este é um projeto que deve crescer para que mais empresas possam trazer este diferencial para Costa Verde & Mar.  

 

Tradetur - O que é levado em conta neste processo de formatação do roteiro junto às secretarias de turismo e entidades privadas?

Tânia Brizolla: Para implantação do projeto é necessário que o destino já tenha maturidade na produção turística, que as secretarias estejam engajadas, que a iniciativa privada seja parceira do poder público e que todos mantenham apoio mútuo.

 

Tradetur - Como surgiu o conceito de Tour de Experiência?

Tânia Brizolla: Os conceitos da economia de experiência surgiram em 1999 a partir da publicação de dois trabalhos: “Sociedade dos sonhos” de Rolf Jensen e o estudo “The Experience Economy” de James Gilmore e Joseph Pine. Segundo Jensen “o componente emocional assumiria uma posição central na lógica do consumo”.  Já os americanos Pine e Gilmore apontavam "a promoção e venda de experiências únicas".