Vanessa Falk fala dos desafios à frente do Joinville e Região CVB

Por: Redação | Data: 17/05/2018 09:58:00

Vanessa assume o comando do joinville CVB. (Foto: André Kopch / Divulgação)

 

Vanessa Venzke Falk atua no mercado de eventos e turismo há 18 anos, com experiência em gestão administrativa, comercial, organização de eventos, relações institucionais e desenvolvimento de projetos. A executiva assumiu recentemente a presidência do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e nos concedeu essa entrevista exclusiva em que ressalta o potencial e a vocação de Joinville como destino MICE. Confira:

 

Tradetur - Como avalia o turismo em Joinville atualmente e qual o papel do CVB?

Vanessa - A cidade de Joinville se destaca cada vez mais como um destino MICE (Meeting, Incentives, Conferences and Exhibitions). Somente em maio, a economia da cidade esteve aquecida por conta da realização de importantes eventos nacionais, articulados e apoiados pelo Joinville Convention Bureau. Captar um evento é resultado de um trabalho árduo, realizado com anos de antecedência, e que requer do destino diferenciais competitivos, pois há uma concorrência com diversas regiões do país e até do exterior. O Convention tem trabalhado nos potenciais da cidade para prospectar os eventos, a exemplo da indústria, principal atividade econômica de Joinville, com destaque para os setores metalomecânico, têxtil, plástico, metalúrgico, químico, farmacêutico, tecnologia e universitário. Estas são algumas das principais áreas para as quais direcionamos nossos esforços ao prospectar eventos.

 

Tradetur - Quais suas perspectivas e os objetivos à frente da instituição?

Vanessa - Aceitei assumir esta gestão tendo muito claro o foco na prospecção de negócios, por meio da captação de eventos, portanto, nosso compromisso será fortalecer Joinville como destino MICE. Dentro desta linha, convidei para fazer parte desta diretoria profissionais altamente qualificados, de alta performance, com experiência administrativa e comercial, de diversos setores econômicos de nossa cidade.

Joinville é conhecida por grandes eventos anuais que já fazem parte do calendário da cidade, a exemplo de feiras, festivais e congressos, com expressivo reconhecimento nacional e internacional, mesmo estando fora do eixo Rio - São Paulo. Isto é um grande mérito para a cidade, por isso junto aos promotores precisamos trabalhar para que estes eventos possam se manter e se destacar cada vez mais em seus nichos. Além disso, precisamos incentivar a criação de novos eventos, pois ainda há muito ser explorado em nossa cidade e região.

Tradetur - O que pretende fazer imediatamente? A entidade participará de feiras e eventos do setor? Quais?

Vanessa - Estamos com foco em prospecção de eventos, fortalecimento do turismo, divulgação da cidade e engajamento com os associados, sempre envolvendo os atores locais: trade turístico, entidades de classe e setor público. Nosso calendário está sendo organizado, mas já temos programada a participação na EBS, Unecongressos , Festival de Turismo das Cataratas e ABAV.  

Tradetur - Na sua avaliação será preciso realizar um trabalho de fortalecimento institucional do CVB? E a relação com a Prefeitura, como está?

Vanessa - O fortalecimento institucional deve ser uma ação constante. É fundamental haver um canal direto de relacionamento com nossos associados, levando a eles conteúdo e resultados do nosso trabalho. Para este ano, temos alguns eventos de relacionamento com o trade turístico: são os cafés com associados, CVB Talks, evento Mice, Sessões de Negócios, Prêmio de Turismo MICE, entre outros.

Além disso, o Convention é uma entidade atuante, engajada nas ações do turismo, de bom relacionamento com o poder executivo e legislativo municipal. Sempre somos atendidos em nossos manifestos, a exemplo das melhorias com a infraestrutura do aeroporto e seu acesso e também a redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) a promotores de eventos para 2% em atividades como estandes, feiras, congressos e exposições. Com essa medida, a maior cidade de Santa Catarina consolida a sua vocação para receber importantes eventos nacionais e internacionais, além de fomentar a economia local.

Tradetur - O setor de eventos sente os efeitos da crise econômica e política nacional? Como o destino se preparou para enfrentar esse cenário e a competição com outros destinos no tocante à captação de eventos?

Vanessa - Em meio ao cenário econômico e político ainda obscuro, as empresas e sociedades técnicas e científicas encontram nos eventos forças para estar atuante no mercado, relacionar-se com os clientes, fortalecer suas marcas, lançar produtos, atualizar e apresentar seus trabalhos.

Sendo assim, os eventos ainda são produtos que se mantém no mercado, devendo estar em constante desenvolvimento e inovação, principalmente em épocas que os orçamentos estão cada vez mais apertados.

Além da dança, da arte, da música, do esporte, da medicina, das universidades, a cidade é conhecida mundialmente por seus produtos industriais relevantes, com suas marcas estampadas em metais, motores, compressores, tubos e conexões. Vivemos numa cidade em constante inovação, por isso precisamos aproveitar as oportunidades!

Existe um trabalho permanente das Associações, de prospecção de eventos para as cidades, pois, apesar da crise, muitos dos eventos têm por questões estatutárias a obrigação de realização de seus congressos, portanto, eles acontecerão em algum lugar do país ou do mundo, cabendo a nós, então, nos apresentarmos como uma opção para estas entidades.

Tradetur - Na sua avaliação, a cidade de Joinville está bem servida de equipamentos para eventos? 

 Vanessa - Joinville é um destino qualificado para receber renomados Congresso. Temos o maior Centro de Convenções do Sul do país, além de prestadores de serviços para atender as demandas dos eventos, montadoras de stands que trabalham em feiras nacionais e internacionais, aeroporto próprio, localização estratégica com fácil acesso à cidade, proximidade aos atrativos turísticos da serra e do mar, rede hoteleira receptiva e estruturada, opções gastronômicas e comércio fortalecido.

Temos um trade turístico unido e preparado para receber os eventos, podem vir que Joinville está esperando de braços abertos!

 

• Vanessa é mestre em Desenvolvimento Regional pela FURB, graduada em Turismo pelo Bom Jesus/Ielusc, especialista em Marketing pela Faculdade CNEC e Gestão de Equipes de Alto Desempenho pelo MBA Faculdade SENAI. Atualmente é Gerente Comercial do Centro de Convenções e Exposições da Expoville.