Capadócia esbanja o charme rústico das cavernas e se enaltece como palco histórico ao longo dos séculos

Por: Redação | Data: 09/10/2017 10:09:00

Famosa pelos seus balões coloridos deslizantes pelo ar, a região é cheia de pequenas cidades e vilarejos, com suas cidades subterrâneas, túneis e chaminés-de-fadas

 

 

 

A deslumbrante Capadócia, localizada na Anatólia Central, já foi palco de guerras, saques, cruzadas e hoje é rota obrigatória para quem busca a Turquia como destino turístico. Sobrevoar a região em um balão de ar quente logo pela manhã é um dos passeios mais tradicionais do local, que apresenta um cenário formado por rochas que se parecem com esculturas espalhadas em uma imensidão, formadas graças às erosões provocadas ao longo dos séculos.

Para quem quer explorar Capadócia por vias terrestres, Gorëme é o ponto de partida e a cidade-base para vários passeios na região. O local é considerado um museu à céu aberto onde os visitantes podem explorar as cidades subterrâneas construídas a partir de escavações, e guardam um amplo acervo histórico, sendo a maior delas a de Kayamakli. Essas cidades tinham como objetivo proteger a população da invasão de inimigos e há relatos de que os moradores chegavam a ficar semanas trancados em seu interior. Já para quem curte um belo pôr-do-sol, essa é a região perfeita para apreciá-lo, além de túneis, castelos, grutas e vales a serem explorados.

Outra curiosidade são as chaminés-de-fada (ou pirâmides de terra). Com grandes colunas naturais em formato cônico e que trazem em seu topo um bloco de rocha maior, podem chegar a 40 metros de altura.

Para quem adora o “verde”, pode incluir no roteiro o Vale Ihlara. Com uma profundidade de cerca de 100 metros, formado pelo Rio Melendiz há milhares de anos, o local está próximo de dois dos vulcões da região (Hasan e Melendiz).  A caminhada é agradável por entre as árvores, ao som da água corrente do rio e dos pássaros, além de ovelhas, águias, borboletas e lagartos que costumam habitar o Vale.

E na programação não pode faltar a deliciosa culinária Anatólia.

Instagram: @DescubraTurquia

Facebookwww.facebook.com/DescubraTurquia/

 

Sobre a Turquia

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e cerca de 300 mil visitantes dia. Com uma população de aproximadamente 11 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.

 

Deixe seu comentário

Comentários