A partir de fevereiro, o brasileiro já começa a se preparar para o carnaval. Tem quem diga que o ano só começa depois da festa. Ainda assim, algumas pessoas não são muito fãs da folia e da agitação das cidades carnavalescas, preferindo viajar para um destino mais isolado. Pensando nessas pessoas, a Revista TradeTur decidiu dar uma ajuda para quem quiser fugir dos blocos de rua.
Natureza
Ainda que o Carnaval também seja um atrativo forte em Santa Catarina, é possível curtir a natureza no que o Estado oferece de melhor. Nossa dica segue o rumo da Serra Catarinense, mais precisamente no Município de Urubicí. Além do já famoso Morro da Igreja, o ponto mais alto do Sul do Brasil e a famosa vista da Pedra Furada, o turista certamente ficará encantado com o Sítio Arqueológico localizado no Morro do Avencal, com acesso no quinto quilômetro da estrada que vai para São Joaquim. São inscrições deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos 4.000 anos, um dos mais importantes registros arqueológicos em território catarinense. Presume-se que esses povos considerassem sagrado o local das inscrições. Destaca-se a imagem perfeita de um rosto, a "Máscara do Guardião", que deve ser procurada atentamente pelo visitante.
• Distancia de Florianópolis: 168,6Km via BR-282.
Foto: Arquivo da Prefeitura de Urubicí
Cultura
Uma das mais belas heranças coloniais dos imigrantes alemães, a construção enxaimel é uma das mais perfeitas adaptações da arquitetura européia no Brasil. Um dos maiores acervos de construções em enxaimel existente fora da Alemanha é encontrado em Pomerode, localizada no Vale Europeu: são aproxidamente 220 edificações deste tipo em todo o município. Destas, a maior concentração fica situada na localidade de Testo Alto, na chamada "Rota do Enxaimel". São cerca de 50 construções genuínas dispostas em um agradável roteiro de 16 km.
• Distancia de Florianópolis: 170,7Km Via BR-202 e BR-470
Foto: Arquivo Prefeitura de Pomerode
Gastronomia
Entre as praias do litoral e o frio da serra catarinense, um município com pouco menos de 3 mil habitantes e colonização alemã passa quase despercebida. Rancho Queimado, hoje mais conhecida como a Capital Catarinense do Morango, guarda tantas histórias que fugiam à bibliografia oficial e paisagens tão belas quanto bucólicas que motivaram o fotógrafo de natureza Philippe Debled, um belga que adotou Santa Catarina há 17 anos, a fazer um livro registrando as origens das localidades deste município e as imagens que não lhe saíam da cabeça. Rancho Queimado é conhecida pela gastronomia campeira e o tradicional Café Colonial. O Município faz parte do Roteiro do Charme.
• Distância de Florianópolis: 63,5Km Via BR-282
Foto: Arquivo Prefeitura de Rancho Queimado
Deixe seu comentário