Cidade voltará a ver a luz do Sol somente no dia 23 de janeiro

Por: Redação | Data: 04/12/2018 14:02:00

 

O último pôr do sol do ano em Utqiaġvik, pequena cidade no Alasca, Estados Unidos, foi no fim de novembro. Agora, serão quase dois meses na total escuridão, afinal a próxima oportunidade que o sol aparecerá será só em 23 de janeiro de 2019. Outras cidades da região Norte do Alasca também ficam por longos períodos sem a luz solar.

Este fenômeno é conhecido como noite polar e é comum em regiões localizadas dentro dos círculos polares, que passam mais de 24 horas sem sol. Isso ocorre por conta da inclinação da Terra longe da luz solar direta. Utqiaġvik, por estar no extremo Norte do Alasca, é o primeiro lugar a passar por isso. Na cidade, vivem indígenas Iñupiac e possui também várias estações de pesquisa climática.

Entretanto, ainda será possível ter uma pequena iluminação nesses dias, devido ao fenômeno crepúsculo civil, que ocorre quando o sol está a 6 graus abaixo da linha do horizonte. A duração disso são seis horas por noite, mas no fim de dezembro, reduz para três horas por noite.

Apesar dos dias na escuridão, os moradores vêem uma vantagem na cidade. Quando chega o Verão, Utqiaġvik recebe 80 dias seguidos sem pôr do sol.

Você viveria numa cidade assim?

Deixe seu comentário

Comentários