FloripAmanhã vai representar Florianópolis em festival gastronômico na Espanha

Por: Redação | Data: 28/09/2017 10:03:00

Florianópolis vai participar do Festival Gastronômico de Dénia, na Espanha, a partir da próxima sexta-feira (29/09). Representantes da Associação FloripAmanhã apresentarão um prato representando a gastronomia da capital catarinense dentro das ações do programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.

 

O evento ocorre a partir do próximo dia 30 de setembro na cidade espanhola, localizada na costa mediterrânea e, assim como Florianópolis, uma das cidades criativas de gastronomia da Unesco.

“Florianópolis faz parte da elite da gastronomia mundial”, ressalta Anita Pires, presidente da Associação FloripAmanhã. “A reunião em Dénia é uma grande oportunidade para a troca de experiências. A cada seis meses avaliamos compromissos que cada cidade tem com a Unesco e analisamos as ações e se estamos cumprindo os compromissos assumidos no dossiê”.

Gastronomia tradicional e contemporânea

O chef Pedro Soares Medeiros, de apenas 28 anos, é quem irá apresentar um prato típico de Florianópolis na Espanha. Ele realiza uma intensa pesquisa para unir o tradicional ao contemporâneo utilizando ingredientes típicos. A sua escolha recaiu sobre a garoupa, as ovas de tainha e a mandioca, ou aipim, como é conhecida a raiz no sul do Brasil. “Vou apresentar um prato típico, que é o peixe com farofa e pirão”, afirma. “Quero demonstrar a junção da mandioca, que era uma raiz utilizada por nossos ancestrais antes mesmo da colonização, com ingredientes trazidos pelos portugueses e que não existiam por aqui, como a manteiga, o leite e até mesmo a cebola”, explica.

Além da garoupa com farofa à base de manteiga e ovas de tainha, Pedro irá servir um refrigerante produzido com butiá e um pastel de berbigão, outra iguaria típica da Ilha. “É uma honra e um desafio muito grande divulgar a nossa cidade de Florianópolis em evento tão especial”, disse. “O desafio é justamente esse, trazer algo tradicional e ao mesmo tempo inovador”, conclui.

Turismo e Inovação

De acordo com Anita Pires, o selo de Cidade Criativa Unesco de Gastronomia é uma grande oportunidade para divulgar o turismo. “O turista, quando viaja, busca conhecimentos culturais, lazer e boa gastronomia. Por isso, essa chancela é tão importante. Apenas duas cidades do Brasil a possuem”, destaca, citando Belém como a outra integrante da Rede da Unesco na categoria gastronomia. “É uma grande oportunidade de divulgarmos o Brasil e especialmente, Florianópolis”, conta Anita.

Através das parcerias construídas pela FloripAmanhã e com ação conjunta com a cidade de Belém, um projeto realizado pelo grupo brasileiro de cidades criativas da Unesco deve sair do papel nas próximas semanas. Será lançada a Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco, englobando localidades que possuem o selo em áreas como Design, Arquitetura e Cinema. Além de Florianópolis e Belém, na Gastronomia, o Brasil possui outras cidades na Rede Unesco: Salvador (música), Santos (cinema) e Curitiba (design). No total, 116 cidades de 54 países receberam o selo.

“É uma experiência nova, pois somos os pioneiros em nível mundial a construir tal rede”, afirma, citando também outra inovação local. “O nosso Observatório de Gastronomia vai ao ar em 30 dias. É uma plataforma que irá reunir todas as informações da área, como trabalhos, inovações, despesas e etc. O projeto piloto será realizado em Florianópolis graças ao apoio do SENAC e da Fecomércio”, conclui.

 

 

 

Deixe seu comentário

Comentários