Livro ensina como auferir a qualidade de destinos e equipamentos turísticos

Por: Redação | Data: 21/08/2019 13:26:00

 

No último dia 15 de agosto, foi lançado em Florianópolis o livro "Tourqual: Gestão de Qualidade de Destinos e Equipamentos Turísticos", de autoria do professor Tiago Savi Mondo (IFSC/Florianópolis). 

A obra apresenta uma junção entre teoria e prática, em um texto acadêmico e ao mesmo tempo acessível aos profissionais do mercado. De acordo com o autor, "o livro apresenta um apanhado geral dos últimos seis anos de pesquisas e trabalho práticos na área do turismo. Buscamos aliar os conhecimentos teóricos mais atuais sobre qualidade de serviços no turismo com um protocolo de fácil operação para que destinos e equipamentos turísticos tenham a possibilidade de melhorarem sua oferta de serviços", conclui.

Através de case reais, o livro proporciona ao leitor a visualização de sua aplicabilidade no mercado turístico. De acordo com o professor Alexandre Panosso Netto (EACH/USP), "o livro oferece proposta inovadora de protocolo para medir a percepção do turista. Os limites de uso do Tourqual são amplos, pois se aplicam aos vários produtos e serviços turísticos e podem ser preproduzidos em qualquer destino turístico do mundo". 

Para os professores ouvidos pela reportagem, trata-se de um excepcional exemplo de como a universidade pode cruzar os seus muros e chegar ao mundo prático. Trata-se de leitura obrigatória para estudantes e, principalmente, para os profissionais do tutismo que desejam ampliar seus horizontes. 

O prefácio do livro é assinado pelos professores doutores Alexandre Biz (EAG/UFSC) e Vinícius De Lucca Filho (IFSC e Pref. de Florianópolis). Os cases versam sobre diferentes aplicações do Tourqual e contaram com a colaboração de diversos professores e profissionais da área.

O Tourqual já foi utilizado em mais de duzentas organizações. Mais de sessenta mil questionários com turistas foram aplicados e mais de dois mulhões de comentários online analisados.

O Tourqual é a única ferramenta testada e validada no INPI e na Biblioteca Nacional do Brasil. 

De acordo com o professor PhD Guilherme Lohmann (Griffith University/Austrália), "o Tourqual é uma das maiores inovações acadêmicas para a indústria do turismo no Brasil". Nessa obra, o seu criador, professor Tiago Savi Mondo, disseca os 26 indicadores de percepção de qualidade de um produto turístico, ilustrando, passo-a-passo, os procedimentos para aplicação do Tourqual. 

 

Do autor: Tiago Savi Mondo é catarinense, formado em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI. É professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/Fln), é Mestre pela Udesc e Doutor em Administração pela UFSC. Tiago fez o Pós Doutorado em Turismo pela UFPR. O professor Tiago possui mais de 60 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados. Membro ativo da ABRATUR e da ANPTUR, tendo em seu foco de pesquisa e trabalho a Gestão de Qualidade de Destinos e Equipamentos Turísticos por meio do Tourqual. 

O livro está disponível no site da Paco Editorial: http://www.pacolivros.com.br

 

 

Deixe seu comentário

Comentários